quarta-feira, 22 de outubro de 2014

YouTube Poop e YTP Music Videos

O meu vídeo do trabalho deste semestre é algo que recebe o nome de Youtube Poop.

O fenômeno do Youtube Poop começou em um período próximo a 2006 e se refere a vídeos que são editados de maneira aleatória com o fim de irritar ou entreter as pessoas que os assistem. Também pode se dizer que uma característica bem presente nestes vídeos,  porém que não é uma regra absoluta do estilo, é o uso de outros vídeos vindos de programas de TV, video games, filmes e outras fontes relacionadas à cultura pop e com isso podemos relacionar este tipo de trabalho com os ready-mades em que artistas se apropriavam de objetos do cotidiano já prontos para produzir seus trabalhos artísticos. Está relacionado fortemente à ideia remix visto que sua natureza é de se apropriar de obras prontas para a criação de um novo produto.





Porém o YouTube Poop possui uma subdivisão e, sendo mais específico, é com esta que estou trabalhando que é a YouTube Poop Music Videos.

Usando os conceitos citados anteriormente os Poops assumem uma forma musical. Agora a ideia é juntar as partes dos vídeos de forma que elas se encaixem em uma música que, na maioria das vezes, não é feita pelo próprio artista. A edição se resume em juntar as partes do vídeo e seus sons de maneira em que elas se encaixem com o ritmo da música ou fazer com que o som dos vídeos sejam os "instrumentos musicais". A relação com o conceito de sinestesia é muito presente neste caso, pois nestes vídeos há uma preocupação em fazer com que som e imagem tenham uma "dialética" no trabalho artístico.





E com estas informações eu encerro estes posts. Nos próximos eu descreverei o processo e o porquê de cada uma das partes do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário