quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Fragmentos 3# - Recursos originais

Durante o processo de criação do Youtube Poop eu achei que seria conveniente misturar os recursos de outros vídeos vindo da internet e vídeos gravados por mim e é sobre estes vídeos gravados por mim que esta postagem irá falar.

Eu fiz um vídeo com a compilação de todas as gravações que fiz para fazer o vídeo final e irei explicá-los na ordem em que eles aparecem no vídeo.



1 e 2 - No primeiro e no segundo vídeo temos dois experimentos que sobraram simplesmente porque não peguei os arquivos, porém eles tem uma história. Antes de eu decidir fazer o vídeo com referências de outros vídeos encontrados no YouTube eu planejava fazer tudo com vídeos gravados por mim.

A ideia foi descartada porque no final das contas eu decidi que seria melhor fazer o vídeo com as referências vindas do YouTube junto com outros vídeos que eu gravei pois queria fazer algo mais próximo do que seria, de fato, um YTP (que se utiliza muito de apropriação de outras fontes) e para isso eu não poderia simplesmente deixar o vídeo sem essas referências.

No fim esses dois vídeos acabaram sendo descartados não apenas por eu ter desistido da ideia de fazer algo inteiramente feito por mim como também pelo fato dos sons produzidos por eles não servirem para o contexto da música que eu estava produzindo.

___________

3 - O som do spray no segundo vídeo foi gravado com a intenção de fazer com que ele fosse usado como se fosse o címbalo (os pratos) da bateria da música. O som era agudo e tinha um timbre que serviria para usar como substituto dessa parte da bateria.

___________

4 - Pedi para que a minha professora de Plástica Sonora tocasse a nota Dó (C)  para facilitar na hora de editar o som. O detalhe é que na música o som do violino foi utilizado para fazer a linha de baixo da música uma coisa que se opõe à ideia de que o violino serve apenas para fazer linhas mais agudas na música.

O violino está lá como um lembrete de que no final das contas eu estou fazendo uma música, apesar de, pelo menos em sua maioria, os "instrumentos" que eu utilizo não serem de fato musicais.

___________

5 - Na universidade em que eu estudo (UFRB) a aquisição de muitos ar condicionados é um tanto recente e o fato desta ferramenta na luta contra o calor abafado de Cachoeira está cada vez mais presente na vida dos estudantes. Apertar o botão de ligar deles e ouvir o som que eles emitem é basicamente um alívio para muitos estudantes da universidade.

Com essa ideia na cabeça eu percebi que o som colocado no ar condicionado da sala em que tenho as aulas de Fotografia é extremamente musical* e decidi colocá-lo na música como os leads, ou as "vozes" da música. O som estridente da confirmação de que o ar condicionado ligou era forte o suficiente para cumprir este papel, visto que é a parte que mais tem que aparecer em uma música.

*tanto que tudo o que fiz foi afinar de Ré (D) para Dó (C) sem muito esforço para tentar descobrir qual era a nota e depois afiná-la.
_________

E com isso eu concluo esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário